top of page

notícias


No dia 6 de dezembro de 2023, a Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes (AEHN) promoveu sua Reunião Almoço no Galeto do Mercado, no DC Shopping. O evento teve como destaque a discussão sobre "Avanços para o 4º Distrito: Projetos e Desafios", com as participações dos palestrantes Vice-Prefeito Ricardo Gomes e Diretor do 4º Distrito Vicente Perrone.

A abertura do encontro destacou a importância da participação de todos os presentes na construção do desenvolvimento regional. Foi ressaltado que os eventos da AEHN não se limitam a enviar demandas à administração municipal, mas visam contribuir ativamente na busca por soluções, celebrar conquistas e fortalecer laços entre os membros.

Destacaram-se também algumas iniciativas recentes da associação, como a transformação do Beco Santo Guerra em um local seguro e acolhedor, reformas na 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA), a participação ativa nos debates do Plano Diretor e a inscrição no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA).

Na sequência, o Diretor do 4º Distrito, Vicente Perrone, abordou os desafios enfrentados pela região, destacando o notável crescimento do ambiente da economia criativa. Ele enfatizou a criação de um distrito de inovação como resultado positivo da desburocratização e da transformação na gestão municipal. Vicente anunciou uma proposta enviada à Câmara de Vereadores para expandir a área beneficiada por isenções tributárias no 4º Distrito, abrangendo os bairros Floresta, São Geraldo, Farrapos, Navegantes e Humaitá, atendendo a solicitações da AEHN.

O Vice-Prefeito Ricardo Gomes complementou as informações de Perrone, ressaltando o papel essencial do ecossistema de inovação na atração de novos investimentos para a região. Ele destacou a instalação de três grandes Data Centers no último ano, ressaltando sua importância na hospedagem de aplicativos e dados na era digital.

Em resposta às perguntas sobre alagamentos, o Vice-Prefeito Ricardo Gomes assegurou que Porto Alegre está passando por uma abrangente iniciativa de manutenção e reparo nas casas de bombas para garantir a segurança e o funcionamento adequado. Além disso, mencionou a previsão de construção de uma nova Casa de Bombas próximo à Estação São Pedro.

Quanto aos reassentamentos, o Vice-Prefeito Gomes confirmou o reassentamento próximo à Rede Ferroviária, já definido para um número reduzido de famílias. No entanto, em relação às Vilas Tio Zeca e Areia, próximo à Nova Ponte do Guaíba, destacou a possibilidade de revisão. Reconhecendo potenciais desafios sociais, ele ressaltou a importância de explorar alternativas colaborativas, mencionando um acordo anterior com o DNIT em 2019 para compra assistida. O Vice-Prefeito Gomes reafirmou a intenção de convidar a AEHN para discussões colaborativas em busca de soluções sustentáveis para a região.

O momento destinado a perguntas e sugestões possibilitou a participação ativa dos associados. Questões relacionadas a problemas em bocas de lobo foram levantadas, assim como a atuação do Grêmio na região. O Vereador Conselheiro Marcelo trouxe preocupações sobre a saída do Posto da Brigada Militar, e o Tenente Coronel Daniel Araújo respondeu, destacando a importância de manter policiais nas ruas.

A presidente da AEHN, Marise Mariano, encerrou a reunião agradecendo a todos os presentes e reforçando o compromisso da associação em colaborar para o desenvolvimento sustentável da região.

 

 

Durante o Café da Manhã realizado pela associação em 25 de outubro, Mauricio Loeser, representante da DGT Tecnologia, apresentou o Smart Shield, um projeto inovador de monitoramento inteligente das ruas do 4º distrito. Durante a apresentação, ele destacou a plataforma Zion, que permite a interconexão de câmeras públicas e privadas por meio da tecnologia de Inteligência Artificial. A intenção da associação é promover o conhecimento e a adesão de mais empresas locais a esse projeto, com o objetivo de impulsionar sua expansão na região.

Após, Frederico Mentz do Hub Tijolo e André Pinto da Matricial, apresentaram um estudo com o propósito de realizar uma análise abrangente das condições de mobilidade no Bairro Humaitá. Este estudo também avaliará o impacto da expansão do Instituto Caldeira e outras mudanças planejadas para a região. Com base nesse diagnóstico, será desenvolvido um conjunto de propostas e intervenções destinadas a aprimorar o sistema viário do bairro, com o intuito de melhorar significativamente as condições de acesso e circulação na área. Após o evento, conduzimos uma pesquisa com nossos associados, cujas respostas desempenharão um papel fundamental na coleta de informações que contribuirão de forma essencial para o aprimoramento deste estudo.




A AEHN transformou o Beco Santo Guerra, antes abandonado, em um local seguro e convidativo. Os impactos positivos desta iniciativa já são sentidos, com a comunidade local demonstrando uma maior sensação de segurança e bem-estar ao passar pelo beco. Estamos empenhados em manter essa melhoria a longo prazo, incentivando a participação da comunidade. Em outubro, realizamos uma festa especial em homenagem ao Dia das Crianças para 84 crianças da EMEI Mundo Colorido, proporcionando diversão, lanches e presentes.



tag cloud

bottom of page