top of page

HISTÓRIA

A história da Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes teve início em 8 de novembro de 1984, quando foi fundada com o propósito de buscar segurança, infraestrutura, mobilidade e drenagem.

A primeira ação marcante da associação foi a organização da coleta de lixo no bairro. Com a colaboração da prefeitura, que forneceu garis, a associação teve um papel importante na logística. Empresas associadas contribuíram adquirindo ferramentas e carrinhos, além de fornecerem alimentação e cederem um galpão para o alojamento dos funcionários.

A segunda iniciativa significativa foi no âmbito da segurança. A associação construiu o primeiro Posto da Brigada Militar na região, utilizando uma área cedida pelo Colégio Santo Inácio.

Na década de 1990, a escassez de serviços de telefonia era um desafio significativo. A associação agiu proativamente, adquirindo um terreno para a construção de uma central telefônica da CRT, inaugurada em 1996.

Nos anos 2000, a busca pela acessibilidade aos bairros, ganhou força. A associação desenvolveu um trabalho significativo, organizando reuniões com o prefeito e contratando uma empresa para elaborar um projeto de expansão da Terceira Perimetral, conectando-a à Free-Way pela Rua Dona Teodora. O projeto foi entregue à prefeitura, que efetivou a execução da obra. Em 2008, após dois anos de intensos trabalhos, o viaduto Leonel de Moura Brizola foi concluído e entregue à comunidade.

A associação desempenhou um papel essencial na instalação da primeira delegacia da região, a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento. Os associados uniram esforços para reformar o edifício que passou a abrigar a delegacia, sendo inaugurada em 2006.

Em 2017, a associação deu uma grande contribuição para a drenagem urbana local, realizando a reforma da Casa de Bombas 5 e ampliando sua capacidade de bombeamento de águas pluviais. A iniciativa teve um impacto imediato expressivo, e a associação continua a cobrar da prefeitura a realização de manutenções contínuas.

Em 2019 a associação tornou-se membro da mesa diretora do Pacto Alegre, iniciativa que visa criar condições para que a cidade se transforme em um polo de inovação, atração de investimentos

Em 2023, a AEHN promoveu a revitalização de uma rua sem saída anteriormente abandonada, transformando-a no Beco Santo Guerra, um espaço seguro e acolhedor. Os efeitos positivos dessa iniciativa foram imediatos, proporcionando à comunidade uma maior sensação de segurança e bem-estar.

Desde a sua fundação, a associação trabalha continuamente para conquistar melhorias urbanas, gerando impactos positivos nos negócios da região. Mantendo um diálogo constante com os associados, realiza frequentes encontros com o poder público, cobrando e unindo esforços para efetivar melhorias. Ao longo dos anos, consolidou-se como uma entidade integrada ao desenvolvimento da região, atuando como um catalisador essencial para a melhoria dos bairros.

Dentre as principais ações realizadas pelas associação ao longo dos seus 35 anos estão:

- Organização da coleta de lixo no Humaitá;

- Doação de terreno para a antiga Companhia Riograndense de Telefonia – CRT;

- Construção do Posto da Brigada Militar no Humaitá;

- Criação do Grupo Navegantes, franquia do Projeto Pescar; que por meio de parceria com empresas mantenedoras promove a formação pessoal e profissional de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, no turno inverso ao horário escolar.

- Reforma do prédio para a 3ª Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento.

- Projeto de melhoria da segurança com a assinatura de um Termo de Cooperação entre a AEHN e DCCI – SSP para espelhamento das câmeras externas de associados ao departamento;

- Apoio a criação de nova lei para os Imóveis Inventariados no Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre;

- Participação no GT de Diversificação da Economia do Projeto Porto Alegre Resiliente;

- Parceira da Rede de Sustentabilidade e Cidadania – Secretaria de Relações Institucionais da Prefeitura de Porto Alegre;

- Ações comunitárias em uma área ao lado de um posto de saúde e instituições de ensino, transformando um depósito de lixo em um espaço revitalizado com participação da comunidade.

- Reforma da Casa de Bombas do bairro Humaitá cobrando da prefeitura a limpeza de dutos e galerias.

- Permanente trabalho pela melhoria do sistema de drenagem dos bairros (prevenir alagamentos), para que haja uma nova ligação viária com o restante da cidade e, também, para melhorar a infraestrutura como um todo.

FUNDADORES

Foram considerados sócios-fundadores todos os sócios que assinaram o livro de presença referente às reuniões preparatórias efetivadas em 20 de setembro e 04 de outubro de 1984, bem como os sócios participantes das Assembleias Gerais de 08 de novembro de 1984 – data da fundação da Associação Amigos do Bairro Humaitá e de 29 de novembro de 1984, conforme determina a ata n°1 da Assembleia Geral de 08 de novembro de 1984. São eles:

  1. A. Mario Penz e Cia Ltda –Tapeçaria Mario;

  2. A.J. Renner S/A – Indústria e Participações;

  3. Cimabra Comércio e Indústria de Manufaturados de Fibras Ltda;

  4. Comercial Luce S/A;

  5. Cooperativa Central Gaúcha de Leite Ltda;

  6. Eraldo Hermann Comercio de Materiais de Construção  Ltda;

  7. Feltros Renner;

  8. Figueiras S/A;

  9. Lee S/A – Indústria de Confecções;

  10. Lojas Wilson – Indústria e Comércio de Pneus Ltda;

  11. Moinhos Germani S/A – Fabrica de Rações;

  12. Planalto S/A – Transportes;

  13. Primorosa Porto Alegre S/A- Veículo e Auto Peças;

  14. Rohr S/A – Estruturas Tubulares;

  15. Scorza S/A – Engenharia e Construções;

  16. Songenalda – Sociedade Gêneros Alimentícios Ltda;

  17. Textil RV Ltda;

  18. Viação Ouro e Prata S/A;

  19. Zamprogna S/A – Importação, Comércio e Indústria.

  20. Expresso Rio Grande São Paulo S/A;

  21. Expresso ABC;

  22. Luiz Carlos Andrieux;

  23. Transportadora Tresmaiense Ltda;

  24. Empresa Santa Rosa S/A – Transporte e Agricultura;

  25. Moto Metalurgica S/A – Indústria e Comercio;

  26. Unesul de Transportes Ltda

 

bottom of page