top of page

O QUE É PROJETO PESCAR

A Fundação Projeto Pescar é uma organização não governamental, sem fins lucrativos mantidos por empresas e apoiada por instituições privadas e públicas, nacionais e internacionais. O Pescar existe há mais de 30 anos e já formou mais de 17000 jovens em diversos estados do Brasil, Argentina e Paraguai.

Funcionando por meio do sistema de franquia social, as empresas franqueadas pela Fundação Projeto Pescar abrem espaço, em suas próprias dependências, para a formação pessoal e profissional de jovens, encaminhando-os, depois, ao mercado de trabalho.

O Pescar promove a aprendizagem básica para o exercício de uma profissão nas mais diversas áreas da indústria, do comércio e da prestação de serviços. Além disso, estimula seus jovens a adotarem novos hábitos e atitudes de convivência e cidadania.

A Filosofia do Pescar é: “Se quiseres matar a fome de alguém dá-lhe um peixe. Mas, se quiseres que ele nunca mais passe fome, ensina-o a pescar.”

Empresas cidadãs oferecem mais do que oportunidade e preparo para o mercado de trabalho para adolescentes de baixa renda. Oferecem os benefícios da educação e do preparo para o ensino técnico a um segmento da população antes excluído e com poucas possibilidades de progresso pessoal e profissional. O resultado desse investimento social privado vai além da prática de “dar o peixe”; contribui para um desenvolvimento comunitário sustentável. Os jovens têm uma nova perspectiva de vida porque alguém os ensinou a “pescar”.

Toda empresa socialmente responsável, independentemente de seu porte, área de atuação e localização geográfica, pode participar do Projeto Pescar, seja como franqueada, mantenedora, apoiadora ou empregadora que acolhe os jovens formados. Ao tornar-se franqueada, a empresa passa a receber suporte e orientação técnica da Fundação, tendo acesso ao conhecimento e à experiência de mais de 30 anos de trabalho na área. 

GRUPO NAVEGANTES

O grupo Navegantes é uma das franquias do Projeto Pescar organizada pela Associação das Empresas dos Bairros Humaitá e Navegantes. São mantenedoras as seguintes empresas socialmente responsáveis: Planalto Transportes, Imóveis Crédito Real, Ferramentas Gerais, Grupo Epavi, Viação Ouro e Prata, DC Shopping e Rossi Residencial.

O projeto iniciou em 2003 quando a Prefeitura Municipal de Porto Alegre procurou a AEHN para apresentar o Programa Integrado Entrada da Cidade - PIEC, que está investindo no desenvolvimento social e econômico dos bairros Farrapos, Humaitá e Navegantes. Na ocasião, foi sugerida à Associação a possibilidade da implantação do Projeto Pescar nessas comunidades.

Consciente da importância do PIEC e do Pescar, a AEHN com o apoio de empresas da região criou o Grupo Navegantes. Em 2004 iniciou os cursos de auxiliar de costura/confecção e mecânica automotiva. Em 2007, iniciou a 1ª turma do curso de iniciação profissional em logística. Além das atividades ligadas ao curso de logística, foi elaborado um currículo alternativo com atividades educativas e culturais nas mais diversas áreas, garantindo assim a formação técnica e pessoal. Os jovens atendidos pelo projeto também recebem alimentação, cesta básica, assistência médico-odontológica e participação no programa Jovem Aprendiz das empresas participantes. O Grupo Navegantes já formou 194 jovens.

As empresas associadas ao Projeto Pescar mostram que ensinar ao jovem uma profissão é ensiná-lo “a pescar”. O envolvimento é tanto que alguns funcionários participam ativamente das atividades elaboradas para esses jovens. Esforço e dedicação que garantiram e garantem as atividades do projeto. Desta forma, outro objetivo do Grupo Navegantes é atingido: o desenvolvimento social e econômico da região promovendo a mudança da realidade da comunidade e, consequentemente, da cidade. O Grupo Navegantes funciona nas dependências do DC Shopping. 

Foto 15 Pescar.JPG
pescar 20122.jpg
pescar 2019.jpg
Foto 16 Pescar.jpeg
pecar 2016.jpg
formatura Pescar 02.12.14.jpg
bottom of page