Filipe Tisbierek é o terceiro candidato a participar do bate papo AEHN com candidatos à vereador.



O terceiro bate papo AEHN com candidatos a vereador de Porto Alegre aconteceu na quinta-feira (22), via plataforma Zoom. O convidado para o evento foi o candidato à reeleição a vereador Filipe Tisbierek (PTB) e a conversa foi conduzida pelo presidente da AEHN, Luiz Carlos Camargo.

Filipe iniciou agradecendo a oportunidade de estar conversando com a AEHN e contou que no dia anterior havia realizado primeira assinatura como Vereador (sendo segundo suplente, assumiu o cargo por 1 dia) e que protocolou o Projeto de Lei do Programa Municipal da Aprendizagem, que visa a Prefeitura se responsabilizar pela qualificação técnica-profissional e contratação de jovens em situação de vulnerabilidade e risco social através de entidades formadoras de aprendizagem profissional. Explicou que jovens em vulnerabilidade, ou até mesmo vindos de abrigos precisam mais do que cursos de capacitação, ter oportunidade de trabalho e renda, caso contrário, sem renda, o caminho provável é o crime, e a prefeitura deve ser exemplo e disponibilizar as vagas para este público.

Em seguida elogiou a atuação da associação por trabalhar e contribuir com o 4ºDistrito buscando soluções e não apenas cobrando o poder público e disse também ter uma forte ligação com a região pois foi onde estudou e morou durante sua infância. E contou como entrou para política, e disse ser um eterno inquieto, que empreendeu cedo e que através de sua empresa de eventos conquistou sua casa própria e carro. Contou que em determinado momento se uniu com outros profissionais para entregar um projeto de presente para cidade, mas teve quatro reuniões canceladas e nunca foi recebido, a partir daquele momento Filipe disse ter decidido que queria fazer alguma coisa para contribuir com a cidade. Em 2013 foi convidado para assumir o cargo de Coordenador do Centro Administrativo da Região Leste, órgão da Prefeitura de Porto Alegre. À frente do CAR Leste, teve a oportunidade de conhecer todo funcionamento do sistema público municipal, sendo o interlocutor das diferentes estruturas, na gestão de serviços e na articulação de redes de atendimento com os bairros e comunidades com necessidades e características distintas. Em 2016 foi candidato a vereador pela primeira vez, e disse que sua motivação sempre foram as pessoas, o indivíduo, e que acredita que as pessoas devem escolher seus candidatos conhecendo sua historia e não suas promessas.

Na sequência, falou sobre o Plano Diretor e disse que Porto Alegre afasta investidores por detalhes burocráticos, e que tem como avançar. Falou também sobre os problemas da Procempa, e disse que é um inaceitável, que o atendimento é muito ruim, a execução é ruim, o sistema é ruim e o custo é mais 10 vezes maior que no mercado e que não dá para continuar como está. Nesse momento o presidente Luiz Carlos Camargo disse já conhecia esses problemas e que inclusive ficou indignado ao ver uma candidata a prefeita dizendo que através da Procempa irá disponibilizar internet para 100% dos estudantes da rede pública, pois sabemos que isso não vai acontecer se não houver a quebra do monopólio e uma mudança profunda na empresa. Filipe complementou dizendo que mesmo não sendo expert em determinadas áreas tem um conhecimento geral da maquina pública, e que isso é importante para não prometer coisas que não serão realizadas.

Filipe falou ainda no Masterplan do 4ºDistito, e disse tem a impressão de que o projeto é mais conversa do que execução, e muitas coisas não dependem de investimento e sim de posicionamento. Perguntou a opinião do presidente, que respondeu dizendo que o projeto é maravilhoso, mas infelizmente inexequível no contexto em que nós estamos, e completou dizendo que os projetos devem levar em conta as realidades que existem para sair do papel.

Por fim o presidente reiterou que os candidatos convidados para as rodadas de Bate Papo com Candidatos a Vereador AEHN foram escolhidos por terem ajudado a associação nos últimos quatro anos e parabenizou o trabalho do candidato.