top of page

Café da manhã AEHN: Segurança Pública no 4ºdistrito e Smart Policing Lab



Recebemos associados e parceiros no Instituto Caldeira para um café da manhã especial. O evento contou com a presença do Coronel Douglas Soares, Subcomandante Geral da BM, o Tenente Coronel Daniel Araújo, comandante do 11º Batalhão, e o Tenente Coronel Donato, coordenador do Centro de Inovação e Pesquisa, para falar sobre segurança pública e apresentar o Smart Policing Lab, o novo laboratório inaugurado pela BM no Instituto Caldeira, que promove a cooperação e inovação na área.

A presidente Marise Mariano abriu o evento, agradecendo a presença dos participantes, ressaltando a importância do trabalho da associação e destacando os novos associados: Bodipasa, Center Shop, Instituto Caldeira e Mercado Paralelo.

Felipe Amaral, do Studio Bah, falou sobre o Projeto de Branding da associação, enfatizou a importância de fortalecer a marca para ter clareza sobre as transformações pretendidas pela associação, ressaltando a importância de trabalhar a marca em conjunto com membros da diretoria, associados e instituições parceiras.

Pedro Valério, diretor executivo do Instituto Caldeira, compartilhou a história do instituto, destacando seu potencial de contribuir para o ambiente de inovação no 4º Distrito e ressaltando a importância da atuação coordenada dos diversos atores da cidade.

O Coronel Douglas Soares enfatizou o trabalho da BM, as medidas adotadas no Estado e a relevância da tecnologia para melhorar os serviços à sociedade, destacando a importância da integração e parceria entre as forças de segurança e a necessidade de ações preventivas.

O Tenente Coronel Donato apresentou o Smart Policing Lab, explicando que a iniciativa pretende criar soluções tecnológicas e inovadoras para a segurança pública em parceria com empresas privadas e a comunidade acadêmica. O laboratório pretende digitalizar os serviços oferecidos pela BM por meio da tecnologia e criar protocolos para diferentes tipos de delitos.

Donato convidou Pedro Costa para falar sobre a startup Gabriel, que desenvolve tecnologia de reconhecimento e monitoramento para câmeras de segurança, visando aumentar a segurança das grandes cidades. A Gabriel já está presente em São Paulo e Rio de Janeiro e está planejando chegar no Rio Grande do Sul.

No final, houve uma sessão de perguntas. Pedro Bish, presidente do Trensurb, mencionou a abertura das câmaras para autoridades públicas. Thiago Piovesan falou sobre a rede de estacionamentos Indigo, que usa dados para monitorar espaços e prevenir furtos de veículos. Alexandre Bugin, presidente do conselho do Grêmio Futebol Porto Alegrense, destacou a vinda do clube para a região em 2012 e enfatizou o papel social do clube, mencionando a colaboração com o Instituto Caldeira e a AEHN em projetos que impulsionam a região.

Commentaires


bottom of page